Vozes icônicas e seus cuidados

LabVoz Fonoaudiologia

Glaucia Verena

Nós gostamos de escutar boas vozes, o gosto musical de cada um é individual, mas cuidados vocais devem ser levados à risca independente do que você canta, o aquecimento vocal e um treino dirigido faz a diferença no seu rendimento no palco e na longevidade vocal, quando recebemos cantores por aqui é muito frequente as queixas frequentes a fadiga, manejo da saúde em turnês, compreensão do estilo e dos ajustes vocais que oferecem a melhor estética e de tempos em tempos também uma pergunta paira no ar: O que faz uma voz icônica? 

A resposta para isso é entender seu material vocal profundamente lançar mão da musicalidade, entender as referências de sonoridade, consistência muscular, afinação e sobretudo mensagem, ser um artista da voz é levar a mensagem para o maior número de pessoas possível e romper barreiras, o grande poder metalinguístico que a Música proporciona. 

Entender seus aliados na sua trajetória como: o professor de canto, fonoaudiólogo e otorrinolaringologista, vai ajudar a manter saúde, processo e intenção alinhados. O processo vocal é multidisciplinar, Voz é um fenômeno de muitas camadas e para ser icônico é necessária dedicação e acreditar primeiro em sua Arte e posteriormente quem acredita junto com você.

Confie no treino consistente da sua voz, na ampliação da sua musicalidade, ouça seu médico e as recomendações dos profissionais, para que o sucesso fique cada vez mais sólido, nenhuma voz extraordinária se faz do dia para noite, a voz gosta de ser bem tratada, flexibilidade e bom timbre. 

Referências 

  1. de Souza, Glaucia Verena Sampaio, et al. “An acoustic examination of pitch variation in soprano singing.” Journal of voice 34.4 (2020): 648-e41.
  2. Palmeira, Charleston Teixeira, Maria Cláudia Mendes Caminha Muniz, and Marco Rodrigo Castro da Silva. “Adequação da saúde vocal aos diversos estilos musicais.” Revista Brasileira em Promoção da Saúde 23.3 (2010): 278-287.
  3. Behlau, Mara, Felipe Moreti, and Guilherme Pecoraro. “Condicionamento vocal individualizado para profissionais da voz cantada-relato de casos.” Revista CEFAC 16 (2014): 1713-1722.

Sundberg, Johan, and Thomas D. Rossing. “The science of singing voice.” (1990): 462-463.

Mais artigos